terça-feira, 28 de abril de 2015

Clube da gestante dá dicas para as mamães de primeira viagem


Encontro acontece periodicamente no Centro Médico Shopping Vitória e 5ª edição. Nesta quarta-feira (dia 29), no Centro Médico Shopping Vitória

Atire a primeira pedra a mãe que nunca ficou perdida ou duvidou da própria capacidade na hora de cuidar do seu bebê. A verdade é que medos, preocupações e inseguranças são comuns e o primeiro passo, segundo especialistas, é ter calma e confiar no instinto materno.
Para ajudar mamães de primeira viagem, a odontopediatra Alice Sarcinelli e a pediatra Eneida Perim criaram o clube da gestante que acontece periodicamente no Centro Médico Shopping Vitória. A 5ª edição está marcada para a próxima quarta-feira (dia 29), às 19h30, na recepção 01 do Centro Médico SV.
Alguns dos assuntos abordados são amamentação, sono do bebê, a importância de cuidar da saúde bucal durante a gravidez e os primeiros cuidados com o bebê.
De acordo com a pediatra Eneida Perim, a maior dúvida das mães ainda é em relação à amamentação e ao ganho de peso do bebê. Ela explica que, se o bebê está dormindo pouco entre uma mamada e outra, é sinal de alerta.

“Às vezes, o bebê mama um pouquinho e dorme de cansaço, mas não é porque ele está satisfeito. Nesse caso, é melhor deixá-lo arrotar, descansar um pouco e continuar a mamada. É o leite posterior o que sacia mais porque tem mais gordura”, explica.

Segundo a médica, a posição correta para amamentar é aquela mais confortável para mãe e bebê. O mais importante é investir no aleitamento materno.  “Ele reduz a mortalidade infantil. Se houver qualquer dúvida, a mãe deve procurar um banco de leite. São cinco só na Grande Vitória, prontos para ajudá-la.”

Outras dúvidas ou desconhecimento por parte dos pais é em relação ao momento correto de levar o filho ao dentista. A odontopediatra Alice Sarcinelli explica que o ideal seria que toda mãe, durante a gravidez, fizesse o pré-natal odontológico para uma avaliação das condições da própria saúde bucal, além de receber informações sobre os primeiros cuidados com a boca do bebê.
 A primeira consulta com a criança deve acontecer antes mesmo do nascimento do primeiro dente. Nesse contato os pais receberão orientações sobre dieta, higiene, aplicação de flúor, época do nascimento dos dentes e possíveis sintomas, transmissibilidade de cáries, uso adequado na chupeta e da mamadeira e muitas outras dúvidas recorrentes nessa etapa da vida do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário