quarta-feira, 22 de abril de 2015

Inscrições abertas para Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa

Direitos das pessoas idosas serão discutidos durante conferência municipal

Com o tema "Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades", a IV Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa vai ser realizada nos dias 21 e 22 de maio e terá como ponto central a discussão acerca dos direitos sociais e cidadania desse público.
Os interessados em participar do evento têm até o dia 16 de maio para efetuar a inscrição, que deve ser feita pelos e-mails comid@vitoria.es.gov.br ou comideventos@gmail.com. O formulário será encaminhado por e-mail. Mais informações pelo telefone 3382-6178.
O objetivo principal é promover uma reflexão das ações voltadas para os idosos e avaliar os espaços que promovem a participação deles. O evento é realizado pelo Conselho Municipal do Idoso (Comid) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A conferência acontecerá no salão da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na rua João Bastos Vieira, 200, Ilha de Santa Maria (atrás do Banco do Brasil e Bradesco da avenida Vitória).

Programação

No dia 21, a abertura será com a palestra "Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades", proferida pelo médico geriatra Edgar Nunes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), às 15 horas.
No dia 22, a programação começará às 13 horas e terá a leitura da síntese dos trabalhos de grupos de votação e aprovação do documento de deliberação da conferência. Após a apresentação, acontecerá a eleição dos delegados da Conferência Estadual.

  • Programas
Elizabeth Nader
Sr Ivan Ribeiro, jogador de volei do time da terceira idade
Ações voltadas para os idosos na capital serão explanadas no evento(Ampliar imagem)
"Abordaremos a gestão dos programas, projetos e ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, trabalho e renda voltados para a população idosa. O financiamento com foco no Fundo do Idoso e os investimentos assegurados para execução dessas políticas, bem como os diferentes espaços de participação, como os conselhos, fóruns e plebiscitos, também serão discutidos", disse a secretária executiva do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid), Claúdia Giuliatte.
A gerente da Casa dos Conselhos, Gerusa Ster Vieira Narciso, explicou que o debate tem o objetivo de sensibilizar as instituições, a sociedade e, em especial, os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social. "É importante que a pessoa idosa seja protagonista na efetivação dos seus direitos. Precisamos romper os preconceitos de que o idoso é alheio aos espaços de participação social e reivindicação, de que não protestam ou lutam pela conquista de seus anseios", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário