domingo, 19 de abril de 2015

Vitória recebe prêmio nos Estados Unidos por boa gestão na saúde pública


Sistema de assinatura digital é uma das ferramentas do prontuário eletrônico implantado na rede municipal de saúde




Prefeito receberá a premiação do concurso "Governarte: A arte do bom governo" em Washington, nos Estados Unidos



Desde 2013, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) organiza o concurso "Governarte: A arte do bom governo", que identifica e premia experiências inovadoras em diferentes áreas da gestão municipal que promovam o acesso da população aos serviços públicos. Vitória foi uma das cidades vencedoras com o projeto "Prontuário Eletrônico".
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, vai representar a cidade na cerimônia de premiação, que acontecerá na terça-feira (21), em Washington, nos Estados Unidos (EUA). A viagem foi paga pelo próprio BID, sem despesas para o município.
Em seu lugar assume interinamente o vice-prefeito, Waguinho Ito, que ficará à frente do cargo desta segunda (20) a sexta (24). É a sexta vez que Waguinho assume o comando da capital.

Projeto

O projeto premiado – Prontuário Eletrônico – é um software de gestão desenvolvido pelos servidores municipais lotados na Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) para a modernização da saúde na cidade.
Ele oferece uma variedade de serviços, como avaliação do atendimento por meio de mensagens SMS (torpedo), gestão do agendamento de retorno de especialidades e atestados médicos que permitem validação através do uso de QR Code, o que evita fraudes.
Além disso, destaca-se a integração com os prestadores de serviços, a exemplo dos laboratórios, que passaram a enviar os resultados dos exames em formato digital diretamente para o prontuário do paciente utilizando assinatura digital, tornando esse processo muito mais econômico, eficiente e ágil.
Antes da implantação do novo sistema, havia queixas de perdas de prontuários, rasuras de documentos, anotações ilegíveis, documentos faltantes e falta de controle de uso.
"O programa Saúde Online permitiu unir todos os tipos de dados produzidos em variados formatos, em épocas diferentes, feitos por diferentes profissionais da equipe de saúde em locais distintos durante todo o tempo de vida da pessoa", explicou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.
Segundo Márcio Passos, a utilização do novo sistema permitiu mais de três milhões de registros assinados, 1.230 certificados emitidos e menos de dois milhões de páginas impressas por ano.
Após o prontuário eletrônico, foi possível gerenciar melhor os indicadores da saúde, gerar um mapa de acompanhamentos das famílias atendidas, uma elaboração melhor da agenda de pacientes e das consultas.

Inovações

"É uma honra poder receber esse prêmio pelas inovações que estamos fazendo na gestão. Esse é um reconhecimento do nosso trabalho para tornar a cidade de Vitória cada dia melhor para morar, visitar e trabalhar", disse o prefeito Luciano Rezende.
Na opinião do prefeito, a assinatura digital foi um dos grandes avanços na saúde, pois aumentou a segurança e diminuiu em 100% as fraudes em atestados.

Concurso

O concurso recebeu um total de 101 trabalhos oriundos do Brasil, da Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru, Equador, Argentina, Guatemala, Venezuela e México. Foram selecionados 20 finalistas.
E as iniciativas vencedoras foram apresentadas pelo estado de Colima, no México, estado do Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Cali, na Colômbia, e a Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário