quarta-feira, 22 de abril de 2015

Equipes intensificam abordagens a pessoas em situação de rua em Vitória

Equipe do Serviço de Abordagem Social faz trabalho de monitoramento e convencimento das pessoas em situação de rua




















Equipe busca identificar as demandas dos moradores de rua para colocá-los em contato com os serviços da rede municipal


Os trabalhos de abordagem a pessoas em situação de rua não param na capital. A Prefeitura de Vitória monitora praças, parques e ruas para identificar crianças, jovens, adultos e idosos que utilizam espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência.
A abordagem permite que essas pessoas ou famílias tenham acesso a diferentes serviços da rede municipal. Afinal, a administração municipal lançou, em 2013, o programa Onde Anda Você?, que contempla um amplo trabalho de reinserção social de pessoas em situação de rua. No início, ele identificou 732 pessoas em situação de rua e, hoje, há apenas 100.

Abordagem social

Uma das vertentes do programa é o Serviço Especializado em Abordagem Social, que possui equipes compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais buscando identificar as demandas dos moradores de rua para colocá-los em contato com serviços que possibilitem sua reinserção familiar e comunitária.
De janeiro a março de 2015, 277 pessoas em situação de rua aceitaram o encaminhamento para os espaços de acolhida de Vitória e outros serviços da rede de assistência social da Prefeitura, como Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro Pop), Hospedagem Noturna, Albergue do Migrante, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Casa Lar, Casa República e Conselho Tutelar.
O assistido José Paulo dos Santos é um deles. Ele frequenta o Centro Pop há dois anos e disse que os demais já o veem como referência no local. "Já fui muito elogiado pelos outros assistidos e pelos demais moradores de rua, pois sou representante dos direitos deles aqui. Quando eu sair daqui, acho que vou ser uma perda muito grande para o lugar, pois sou uma boa referência para eles”.
José Paulo dos Santos, que frequenta o Centro Pop há dois anos, gosta de participar das atividades no espaço. "Quero mostrar a minha história e a experiência que estou tendo aqui no meu lar".
Rodrigo Falcão deixou as ruas após seis anos e voltou a morar com os irmãos. "Agradeço o carinho e a atenção que recebi do pessoal da abordagem. Isso me ajudou a voltar para a minha família".
A coordenadora do Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Luciana Gatti, esclarece que o trabalho da abordagem social está sendo intensificado. "Nosso trabalho é de convencimento e contínuo. Estamos em toda a cidade. As equipes estão nas ruas todos os dias e o munícipe pode acionar o Serviço Especializado em Abordagem Social ligando para o 156", explica Luciana.

Consultório na Rua

O Consultório na Rua realiza um trabalho de atendimento aos cuidados básicos de saúde das pessoas em situação de rua. Enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de enfermagem realizam os atendimentos nos locais de permanência desse público.
O projeto funciona com quatro equipes multidisciplinares, que se dividem nas abordagens em locais já mapeados de Vitória, como Ponte Seca, orla de Andorinhas, Jabour e Ilha de Santa Maria. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas.
Em 2014, foram realizados 28 mil atendimentos e, neste ano, o Consultório na Rua já fez 3.800 atendimentos, com ampliação de possibilidades de reinserção social. Além disso, o programa vem promovendo a redução do consumo, abuso e danos causados por substâncias psicoativas e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
André Sobral
Consultório de Rua
Consultório na Rua realiza um trabalho de atendimento aos cuidados básicos de saúde das pessoas em situação de rua
Elizabeth Nader
Carro Consultório na Rua
Equipe circula as ruas para realizar atendimentos nos locais de permanência dos moradores de rua

Moradias Alternativas

O projeto Moradias Alternativas (PMA) é outra ação do Onde Anda Você? . Por meio do aluguel social, a administração municipal disponibiliza até um salário mínimo ao beneficiário para que ele escolha onde vai morar e pague o aluguel. O PMA inseriu cinco famílias em situação de rua e, atualmente, conta com 26 famílias inclusas.
Outra ação desenvolvida pela equipe tem sido o encaminhamento ao trabalho. Foi com foco no resgate da cidadania que a equipe do Moradias Alternativas (PMA) saiu em busca de parcerias para reposicionar no mercado de trabalho alguns beneficiários. Tão logo identificam a possibilidade de autonomia para o trabalho, a equipe indica o beneficiário a uma das empresas parceiras para realização de entrevista e, se for possível, posterior contratação.
O acompanhamento envolve uma equipe multidisciplinar que realiza estudos de casos e observa se os beneficiários estão buscando oficinas, aderindo às ofertas da rede, cumprindo os compromissos acordados e interferindo, assim, na realidade que os colocou em situação de rua. Reúne ações em quatro etapas (prevenção, acolhimento, encaminhamento e integração/inserção social), que têm como objetivo proporcionar melhores condições de vida social e familiar aos cidadãos, com uma maior atenção à população menos favorecida.
Quem pode participar
Antes de o benefício ser concedido, o caso é avaliado por uma comissão intersetorial de análise e acompanhamento, que envolve representantes das secretarias de Cultura, Esportes, Cidadania e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Habitação e Assistência Social.
Critérios de cadastramento:
  • Estar referenciado na Rede de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade do município de Vitória pelo período de, no mínimo, um ano ininterrupto;
  • Possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos ou per capita de meio salário mínimo;
  • Não possuir imóvel residencial e/ou nenhum tipo de financiamento habitacional em todo o território nacional;
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programa semelhante ou de acesso à moradia;
  • Ser maior de 18 (dezoito) anos ou emancipado.

Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal de Vitória disponibiliza agentes de proteção comunitária que apoiam o trabalho das equipes nas abordagens das pessoas em situação de rua.
Além do acompanhamento, os agentes de proteção comunitária realizam rondas em lugares estratégicos da cidade, identificados como de venda e uso de entorpecentes. O uso de drogas é um dos motivos que levam as pessoas a permanecer em situação de rua.
Nesses casos, a Guarda Civil Municipal intensifica o trabalho preventivo por meio de rondas e abordagens. Atualmente, esse trabalho ocorre com mais frequência nos bairros Praia do Suá, Enseada do Suá, Jabour e Centro.

Iluminação

A nova iluminação implantada na cidade também contribui para a segurança de todos. As praças dos Namorados e Desejos, na Praia do Canto, e a Costa Pereira, no Centro, são alguns dos locais que receberam novas lâmpadas.
Além disso, 43 bairros, como Romão, Ilha do Príncipe, Andorinhas, Joana D´Arc, São Benedito, Nova Palestina, São Pedro, Vila Rubim, Ilha das Caieiras e Consolação, receberam melhorias na iluminação das vias públicas, com instalação de lâmpadas brancas ou lâmpadas LED.
A nova iluminação também traz mais visibilidade e segurança nas grandes vias. As avenidas Saturnino de Brito, Américo Buaiz e Nossa Senhora dos Navegantes ganharam lâmpadas brancas de vapor metálico.
Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população no Centro de Vitória
Agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal realizam rondas em lugares estratégicos da cidade
Yuri Barichivich
Praça Costa Pereira
Iluminação da Costa Pereira traz mais segurança para a região


Nenhum comentário:

Postar um comentário