quarta-feira, 29 de abril de 2015

Homenagem às mães: Vídeo retrata o conflito cotidiano de mães e filhos

O lançamento será na Semana das Mães: terça (5), 20h, no Cine Metrópolis (UFES)

 Histórias que marcam a vida de muitas famílias é o tema de produção audiovisual que será lançado nesta terça-feira (5), no Cine Metrópolis, localizado no campus da UFES, em Goiabeiras, Vitória. O medo de perder um filho para as drogas ou para a violência é presença constante no cotidiano das mães e peça chave da temática do curta-metragem Oito Ventos, dirigido por Luiz Eduardo Neves, a partir de música homônima do rapper Aliado Jota.


Oito Ventos foi pensado, filmado e montado agregando elementos de gêneros cinematográficos distintos: ficção, documentário e videoclipe. Aliado Jota, Renatinho DJ e o flautistas e saxofonista Aderman Costa fizeram uma apresentação ao vivo, captada pela câmera ágil do diretor de fotografia Rodrigo Pisy, no Stúdio Base 40, em Fradinhos.

A gravação ao vivo dá o tom do vídeo, que tem como pretensão captar atmosfera e crueza das ruas e das histórias de quatro mães captadas para contextualizar a letra de Oito Ventos, escrita por Aliado, que retrata uma fase de conflitos consigo mesmo e com a sua mãe, Maria Deia da Costa.

A matriarca de 68 anos, em seu depoimento declara as apreensões por qual passou com o jovem Joberth da Costa e da força necessária para manter uma casa. “Eu sou uma mãe muito preocupada, porque a gente cria um filho assim, sem um pai presente é complicado. É muito difícil mesmo”, reconhece Deia.

Rita Santos, de 51 anos, e mãe de Rafael e Rafela, demonstrou a importância do perdão após a decepção. “Depois de pensar onde você errou é hora de dar outra oportunidade. Filho é sempre filho. Independente que o mundo não acredite nele”, defendeu.

Equipe

A equipe técnica do vídeo é formada ainda por Luiz Eduardo Neves (direção), Rodrigo Pisy (direção de fotografia e montagem), Simone Patrocínio (produção), Sandra Chagas (atriz e preparadora de elenco), Danilo Andrade (ator), Ciro Rocha (make), Danilo laslo e Danilo Zeppelin (assistentes de fotografia).

Para viver os papeis principais do clipe, a produção escalou um núcleo formado pelos atores negros Danilo Andrade e Sandra Chagas, atriz capixaba e aluna do curso de Artes Cênicas da UVV.

Já Danilo Andrade é ator formado com louvor pelo Instituto Stanislavsky, com graduação em Rádio e Televisão pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. Recebeu quatro prêmios como melhor ator: 3º Festival de Cinema Curta Amazônia, 3º Festival Nacional de Cinema de Petrópolis,  FestCine São Gonçalo 2013 e IV Festival de Jericoacoara Cinema Digital  2014  com o curta  metragem Os Lados da Rua (2012) - filme selecionado para o Short Filme Corner no Festival de Cannes 2012 , vencedor do 22º Cine Ceará como Melhor Curta Metragem, Melhor Direção de Arte no 3º Festival de Cinema Curta Amazônia e no IV Festival de Jericoacoara Cinema Digital, melhor Som/Trilha Sonora na 8ª Mostra de Produção Independente da ABD Capixaba e  Melhor Curta (Voto Popular) do 16º Festival de Curtas-Metragens de Bruxelas.

O diretor, Luiz Eduardo Neves, é autor de outros dois videoclipes: Ritmo e Poesia (2014) e Mais Loko (2012), vencedor do prêmio de Melhor Performance da categoria Videoclipe Brasilis do Festival Curta Santos 2012, Santos – SP; e da categoria Melhor Videoclipe da VIII Mostra Produção Independente da ABD/ES - Janelas, no ano de 2012, em Vitória.

O projeto "Oito Ventos" foi aprovado pelo edital n° 10/2014 de Produção de Videoclipe da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo. A produção é do site Panela Audiovisual (www.panela.tv).

Estética

O padrão estético e visual que será seguido é o da linha documental, tanto que as cenas externas foram gravadas com lentes próprias para captar a luz do ambiente. No caso das cenas gravadas na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, a iluminação foram os pontos de luz dos postes.

“Buscamos um visual cru bem semelhante aos filmes do diretor José Padilha. Misturar a performance ao vivo do rapper, depoimentos reais e a interpretação de grandes atores”, explica o diretor do videoclipe, Luiz Eduardo Neves. As gravações do vídeo foram realizadas de novembro de 2014 a janeiro deste ano.

O curta mostrar momentos explosivos da relação conturbada entre mãe e filho. E, ao mesmo tempo, o amor em sua essência. Uma história que envolve revolta, magoa, arrependimento e reconciliação. Uma crônica do cotidiano focada em uma estrutura familiar muito comum.

Por todo o tempo do curta o olhar da mãe e do filho são mostrados, seja nas imagem, nos depoimentos, na atuação de Sandra Chagas e Danilo Andrade, e na composição de Aliado Jota, o conflito e o amor estão presentes. Assim como na vida real.

Sessão ABD

O lançamento será realizado durante a realização de mais uma Sessão ABD, desta vez com o tema O Lugar do Videoclipe, que, além de Oito Ventos, serão exibidos cinco videoclipes que marcaram a produção audiovisual do Espírito Santo: Última Esperança (André Prando), de Gustavo Senna (2015); Onde Está o Grande Tema? (Velho Scotch), de Carolini Covre (2014); Paixão Lunar (Fernando Zorzal), de Lucas Dornelas (2015);  Piquenique num Vulcão (Gustavo Macacko), de Lizandro Nunes e Ana Murta (2009); e Vermelha (Zémaria), de Mirabólica.

Qual ou quais lugares esse gênero ocupa na contemporaneidade? Existe uma linguagem única do videoclipe? Quais as interferências possíveis entre televisão e cinema na estética dos videoclipes?  O professor José Soares de Magalhães Junior, do Departamento de Comunicação Social, é o convidado para debater essas e outras questões com os realizadores e o público.

A Sessão ABD, realizada pelo Cine Metrópolis em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), é um espaço de exibição e reflexão do audiovisual produzido no Espírito Santo ao longo de toda a história do cinema local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário