quarta-feira, 22 de abril de 2015

Inscrições abertas para novos conselheiros tutelares de Vitória

Conselho Tutelar abriu inscrições para candidatos que desejam participar do processo eleitoral


Os moradores da capital podem se inscrever para o processo eleitoral do Conselho Tutelar de Vitória. As inscrições dos candidatos podem ser realizadas até o dia 6 de julho, das 8 às 18 horas, na Casa dos Conselhos, situada à avenida Desembargador Santos Neves, nº 1.489, Praia do Canto.

Os candidatos a conselheiros tutelares deverão preencher alguns requisitos, como ter idade igual ou superior a 21 anos, ter concluído o ensino médio, ter no mínimo dois anos de experiência comprovada na área de defesa ou atendimento aos direitos da criança e do adolescente, morar em Vitória há dois anos, entre outros.

O candidato deverá apresentar original e cópia dos documentos a seguir: documento de identidade pessoal com foto (RG ou CNH); CPF; comprovação que reside em Vitória há mais de dois anos; título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais; certidão de antecedentes criminais; Certidão Negativa do Cartório Criminal de Vitória; certificado de conclusão do ensino médio; declaração fornecida pela entidade constando a atividade exercida ou que exerce com crianças e adolescentes nas áreas de estudo, pesquisa ou atendimento e defesa de direitos de crianças e adolescentes; e declaração de disponibilidade para o exercício da função pública de conselheiro tutelar com dedicação exclusiva.

O Conselho Tutelar é responsável por garantir os direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros eleitos serão representantes da sociedade no período entre 2016 e 2019 e terão como principais funções solicitar serviços públicos na área da saúde e educação, atender crianças e adolescentes com direitos violados, além de atender e aconselhar pais ou responsáveis.

Vagas
O processo de escolha para a função será para o preenchimento de cinco vagas para membros titulares e até 10 suplentes em cada um dos dois Conselhos Tutelares de Vitória, um abrangendo a região do Centro (territórios Centro, Santo Antônio e São Pedro) e o outro, a de Maruípe (territórios Bento Ferreira, Maruípe, Praia do Canto, Continental e Jardim Camburi).

Eleição
A relação dos candidatos habilitados a participar da eleição será divulgada no dia 21 de julho. Os candidatos ainda terão de fazer uma prova de conhecimentos específicos acerca dos instrumentos normativos e legais, organização e funcionamento do sistema de garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes, no dia 16 de agosto. A escolha dos conselheiros ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, no  dia 4 de outubro, das 8 às 17 horas. A posse acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016.


Para o exercício da função, o conselheiro tutelar receberá, por meio de subsídio, o valor mensal de R$ 2.349,71. O edital da eleição está no Diário Oficial do último dia 6. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário