quarta-feira, 22 de abril de 2015

Viagem pela Literatura começa atividades de 2015 no Parque Moscoso

Saci Pererê vai entrar em cena durante a atividade de contação de histórias no Parque Moscoso


Leitura de gibis, revistas e livros fará parte da programação do Viagem pela Literatura



Abril é o mês do livro. Foi essa época que o Viagem pela Literatura, projeto de incentivo e divulgação da leitura realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, escolheu para dar o pontapé nas atividades de 2015, a partir deste sábado (25), às 14 horas, no Parque Moscoso.

Programação

Para o primeiro encontro deste ano, foi escolhida a ação Leitura no Parque, que contará com três atividades: troca de livros; a leitura de jornais, revistas, livros e gibis; e a atividade Contação de Histórias, com a apresentação dos textos "Caça ao Saci de Monteiro" (com Marta Samor e a participação especial de Manoel Claristenes interpretando Saci Pererê), "Caça ao Saci de Monteiro" (com Kika Amorim interpretando Emília) e o "Expresso do Conto” (com Rodrigo Campanelli, reunindo textos de Ruth Rocha, Malba Tahan, Ana Maria Machado e do próprio ator/ autor).
"Iniciando as atividades do Viagem pela Literatura, a Biblioteca cumpre sua missão de garantir o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura, promovendo o estímulo à leitura e à pesquisa, contribuindo para o exercício da cidadania e o desenvolvimento cultural do indivíduo e da sociedade, proporcionando igualdade de acesso para todos" afirma a coordenadora da Biblioteca Municipal, Angela Battestin.
"O Viagem pela Literatura reforça, a cada ano, a importância de estimular a leitura, formar leitores e levar a literatura e o teatro a crianças e adultos. É maravilhoso ver ações que despertam o prazer da leitura em leitores de todas as idades", disse a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.
Essas ações do projeto Viagem pela Literatura contam com o patrocínio do Edital Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas, concedido pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura.

Viagem pela Literatura

O Viagem pela Literatura tem como objetivo incentivar a prática da leitura desde 1994, por meio de várias atividades desenvolvidas por atores, escritores, contadores de histórias e músicos em diversos espaços do município.
Nesse tempo, mais de 100 mil pessoas já participaram das seguintes ações: Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas em textos da literatura); Contação de Histórias; Encontro com o Escritor; Círculo de Leitura (homenagem a escritores); Caixa-Estante (biblioteca móvel); Curso de Contadores de Histórias; oficinas de artes e poesia; e Sarau Poético (divulga a literatura por meio da música, com declamação de poemas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário