quarta-feira, 29 de abril de 2015

Nove dias de gastronomia no Shopping Praia da Costa

Renomadas chefs ensinam seus segredos durante aulas abertas ao público em comemoração ao Dia das Mães no primeiro evento destinado à valorização da gastronomia feita por mulheres
   
Nove dias dedicados à gastronomia para celebrar o Dia das Mães. Assim chega o 1° Encontro das Chefs, valorizando a gastronomia feita por mulheres no Espírito Santo. O evento reúne renomadas chefs, entre elas capixabas, paulista e até uma chef peruana, entre os dias 2 e 10 de maio para aulas-shows abertas ao público, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. Todos os dias, nos horários de 15h, 18h e 20h uma aula diferente será apresentada, com 30 lugares para quem quiser assistir. Quem estiver fora do espaço reservado poderá acompanhar tudo por meio de telões em toda a Praça de Alimentação. Além disso, haverá uma Vila Gastronômica funcionando durante todos os dias, das 15h às 22h. Serão dez tendas contendo restaurantes, flores e produtos regionais.
            As flores e os agroprodutos estarão disponíveis com suas tendas todos os dias. Os demais espaços serão alternados entre restaurantes. Participam do evento o Pancakes on the Beach, Della Bistrô, Los Chicos, Ristorante Valentina, De Passagem, Daju Bistrô, Bem Fit, Via Gourmet, Ana Flávia Trindade, Vila dos Chefs, Chocolateria Brasil, Regina Maris, Preferito e a personal chef Giana Tonini. Os restaurantes estarão servindo pratos individuais no valor máximo de R$ 15,00.

Aulas
            A aula inaugural ficará por conta do padrinho do evento: chef Juarez Campos. Ele falará sobre a cozinha ítalo capixaba. O renomado chef abraçou a ação para dar destaque e incentivo às mulheres chefs de cozinha no Estado. A aula inaugural contará, também, com a presença da chef do Carone Gourmet, Arlete Nunes.
A chef Pamela Tello é a presença internacional do evento, que virá ao Estado contar os segredos do ceviche. Outra convidada é a chef Janaína Rueda, que comanda o famoso bar paulista Dona Onça e está entre as 10 Top Chefs Brasileiras. Também de São Paulo, virá a chef Bianca Calheiros especialista em alimentação infantil. Além delas, participam do evento 21 chefs capixabas, entre professoras e chefs de famosas cozinhas no Estado.
            A participação de professoras é também um marca do evento: da UVV participam Andrea Souto, Cynthia Paixão, Cynthia Amorim, Virna Brandão, Giovana Moyses e Marcela Bourguignon; da faculdade Novo Milênio, Lilia Meireles, Maria Luiza Gireli, Carolina Morais, Fernanda Cassa e Isaura Caliari;  e também a professora do IGA Letícia Leite.
Entre as chefs capixabas, destacamos Regina Maris, do restaurante que leva seu nome; Roseli Nanami Valle, chef do Pancakes on the Beach; a personal chef Giana Tonini; Julia Farias que comanda o Daju Bistrô; Luiza Daher, do Vila dos Chefs; Cleuza Costa do Della Bistrô; Sylvia Lis, chef e gerente de cerimonial do Governo do Estado; Cecília Cunha do Restaurante Alecrim Cozinha Artesanal de Pedra Azul; Flávia Gama, responsável pelas delícias da Chocolateria Brasil; Carol Cicone, que comanda o novíssimo foodtruck Hasta La Pista; e a historiadora e doutora em História da Gastronomia Patrícia Merlo.

O encerramento acontece em 10 de maio, Dia das Mães, e fica por conta do chef, professor e apresentador Alessandro Eller que vem acompanhado por sua mãe, Zilda Eller. O dia será dedicado às mamães, mas os filhos também vão se divertir. A tarde terá aulas especiais para os pequenos, ensinando a preparar cupcakes e brigadeiros para presentear as mães.

Vila Gastronômica
            Culinária saudável, afetiva, brasileira, espanhola, peruana, capixaba, panificação, sanduíches, finger foods, brigadeiros e cupcakes estão entre os temas que serão abordados. Será uma verdadeira viagem gastronômica, já que além das aulas, as tendas da Vila Gastronômica contarão com restaurantes das mais diversas especialidades, entre elas a mexicana, norte-americana e brasileira.
            Novidade no evento são as bike foods, que vêm de São Paulo e Rio de Janeiro. Haverá Tasty Café, Cacau Festa, Carolinas Feito em Casa, Don Coneone - pizzas cone, Pão de Mel da Gema. Além disso, dois food trucks também participam. O Avenida Brigadeiros fará sua estreia na entrada principal do Shopping Praia da Costa durante o evento. O truck estará funcionando para atender ao público das 15h às 21h, com um cardápio contendo opções do brigadeiro de colher e boleados com 22 combinações de sabores diferentes. A outra participação é do Hasta La Pista, truck de sanduíches gourmet que iniciou sua jornada há três meses, da chef Carol Cicone.
            Distribuídos entre as tendas da vila, 16 restaurantes servem pratos e porções no valor máximo de R$ 15. São eles: Pancakes on the Beach, Della Bistrô, Valentina, Los Chicos, Via Gourmet, Ana Flavia Trindade Bolos e Cupcakes, Preferito, Giana Tonini Personal Chef, Chocolateria Brasil, Vila dos Chefs, Regina Maris, La Dolina, Daju Bistro, De Passagem e Bem Fit.
            Além das atividades gastronômicas, todos os dias contarão com programação cultural de música e dança.

Serviço: 1° Encontro das chefs
Local: Shopping Praia da Costa (Vila Velha/ES)
Data: 2 a 10 de maio
Horário: das 15h às 22h
Informações: (27) 3320-6000
WhatsApp: (27) 9 9506-4608
Entrada gratuita.


Programação de aulas - I Encontro das Chefs (2 a 10 de maio)
Dia 2 de maio (sábado)
15h: Andrea Souto e Cynthia Paixão (Chefs e professoras da UVV)
Tema: Cozinha Afetiva - Receitas Francesas (lanches de mãe): Quiches e tartaletes
Detalhes: Massas básicas que servem para a confecção de quiches e tarteletes. A proposta é a execução de 2 quiches de fácil execução (a clássica lorraine e uma de alho poró com peito de peru defumado) e 2 tartaletes com um creme base e variação de cobertura de frutas. Os dois pratos são rápidos e adequados para lanches da tarde ou pequenos jantares.

18h: Juarez Campos (Chef e sócio proprietário do Oriundi Restaurante) e Arlete Nunes (Chef Carone Gourmet)
Tema: Cozinha ítalo capixaba: Risoto de Moqueca Capixaba e variações
Detalhes: Risoto feito com os ingredientes de uma moqueca capixaba e o aproveitamento com a sobra desse risoto. Serão usados ingredientes capixabas com três técnicas culinárias italianas.

20h: Regina Maris (Chef e proprietária do restaurante Regina Maris)
Tema: Fazendo Mágica com o Jiló: Jiló recheado do Roda de Boteco
Detalhes: Jiló recheado com lombo de porco, mergulhado em angu coberto com molho de tomate e queijo parmesão.

Dia 3 de maio (domingo)
15h: Patrícia Merlo (historiadora) e Vanete Arrigoni (chef, especialista em cultura gastronômica e degustações e proprietária do Empório Uva e Oliva)
Tema: Cozinha do Litoral e Sabores da Imigração: Capelletti al mare
Detalhes: O Espírito Santo é um dos poucos estados brasileiros cuja identidade está fortemente associada à culinária. Nossa cozinha tradicional é litorânea, contudo, existem outros sabores para além do mar. Graças às imigrações, a culinária transformou-se, interiorizou-se, incorporando outros ingredientes e aromas. O capeletti al mare é uma releitura que mistura o estranhamento e a adaptação tão característicos da cozinha capixaba. Unindo em um único prato ingredientes típicos de nossa cozinha tradicional litorânea (urucum, os mariscos e o coentro) à massa artesanal italiana.

18h: Roseli Nanami (nutricionista, chef e sócia-proprietária do Pancakes on the Beach)
Tema: Comida conforto com combinações saudáveis: Panqueca Integral de Berinjela e Queijo Coalho grelhados com tomate seco
Detalhes: Panquecas à base de farinha de trigo integral com recheio de berinjela e queijo Coalho grelhados com tomate seco. Servido com sweet chilli (molho especial da casa).

20h: Janaína Rueda (chef do Bar da Dona Onça, em São Paulo. Está entre as 10 Top Chefs Brasileiras)
Tema: Cuscuz de caranguejo

Dia 4 de maio (segunda-feira)
15h: Cynthia Amorim (chef especializada em gastronomia italiana, professora da UVV) e Virna Brandão (chef especialista em culinária capixaba)
Tema: Do mar à mesa - novas receitas com frutos do mar
Detalhes: Cynthia: Bobó de Frutos do Mar: Creme de aipim com um toque de temperos capixabas, leite de coco e frutos do mar fresquinhos.
Virna: Arroz Lambe Lambe: Trata-se de um prato feito com mexilhões refogados e cozidos em uma base semelhante à de moqueca capixaba. Quando os mesmos começam a se abrir acrescenta-se o arroz e um caldo do cozimento de peixes ou camarões. O arroz vai penetrando às conchas e absorvendo um sabor incrível, tornando-se inevitável não lambê-las. Daí o nome do prato.

18h: GianaTonini (personal chef)
Tema: Cozinha Saudável: Espaguete Mediterrâneo
Detalhes: Saudável no sentido da substituição do carboidrato por legumes e mantendo o mesmo formato de espaguete/massa.

20h: Júlia Faria (Chef e proprietária do Daju Bistrô) e Luiza Daher (Vila dos Chefs)
Tema: Cozinha Brasileira: Arroz de camarão no coco
Detalhes: Arroz cremoso de camarão ao molho de moqueca e champignon com coco, servido no coco verde, prato único e super simples de fazer.

Dia 5 de maio (terça-feira)
15h: Lilia Meireles (Chef e professora na Novo Milênio)
Tema: Receitas rápidas para aquecer o coração da mamãe: bacalhau confitado e espaguete com camarões e pesto de tomate seco
Detalhes: Entrada de bacalhau e prato principal de massa com camarões.

18h: Cleuza Costa (Chef e proprietária do Della Bistrô)
Tema: Molhos: Praticidade e sabor no dia a dia: Fonduta aos dois queijos
Detalhes: Massa ao molho cremoso com uma mistura de queijos e muito sabor.

20h: Chef Sylvia Lis (Chef e gerente de cerimonial do Governo do Estado)
Tema: Tapas Espanholas
Detalhes: Calabacin Rellena de setas (abobrinha recheada com cogumelos), Tosta de Pan com tomates rallados Y jamón (pão tostado com tomates ralados e presunto espanhol), Huevos Rellenos de salmão defumado com salsa de yogurt (ovos recheados com molho de iogurte) e Patatas Bravas (batatas bravas).

Dia 6 de maio (quarta-feira)
15h: Malu Gireli (chef e professora na faculdade Novo Milênio)
Tema: Pães artesanais: Pão de azeitona e crostini de abobrinha
Detalhes: Opções de lanches leves, saudáveis e ricos em sabores.

18h: Cecília Cunha (chef e proprietária do Alecrim)
Tema: Palmito: pupunha assado no cartoccio com salada de rúcula e croutons de polenta
Detalhes: Forma diferente do uso de ingredientes do dia a dia, croutons de polenta. Palmito em outra versão, sem ser conserva, sem sódio, mais saudável. Usando o que se tem em casa.
20h: Flávia Gama (sócia proprietária da Chocolateria Brasil)
Tema: Sobremesa gelada: Torta de limão
Detalhes: Sobremesa gelada e refrescante de limão, com texturas diferentes.

Dia 7 de maio (quinta-feira)
15h: Carolina Morais (chef e professora na Novo Milênio)
Tema: Confeitaria Funcional: Brownie Funcional
Detalhes: Brownie funcional sem adição de lactose, glúten e ovos.

18h: Bianca Calheiros (consultora associada da Mandarina Consultoria - São Paulo)
Tema: Alimentação Infantil

20h: Paulo Machado
Tema: Alegria do Gosto
Detalhes: Cozinha do Pantanal – Apresentação da receita de Caribeu (um guisado de carne com mandioca, típico da região pantaneira).

Dia 8 de maio (sexta-feira)
15h: Fernanda Cassa (chef e professora na Novo Milênio)
Tema:Risoto sem segredo: Risoto básico com vários acompanhamentos
Detalhes: Técnica de preparo de um risoto básico e os diversos acompanhamentos possíveis.

18h: Isaura Caliari (chef e professora na Novo Milênio)
Tema: Cozinha Alternativa: Pão de talos de brócolis e aveia e aproveitando o bacalhau
Detalhes: Trabalhando o novo conceito de desperdício zero dentro da alimentação. A importância de reconhecer nutrientes e beleza no ingrediente como um todo.

20h: Pamela Tello (chef e proprietária do Bom Bocado, restaurante de Lima, capital do Peru)
Tema: Criatividade e identidade culinária - os segredos da ceviche peruana e a versão capixaba: Lasleches
Detalhes: La “leche de tigre” e uma preparação de origem peruana, base para ceviches e vários outros pratos, uma boa base de leche de tigre e a possibilidade de misturar diversas frutas e frutos do mar e assim conseguir, com a nossa criatividade, misturas divertidas e saborosas. Na aula show, faremos a base e, a partir desta,  interatuando com o público em variadas combinações.

Dia 9 de maio (sábado)
15h: Giovana Moyses e Marcela Bourguignon (chefs e professoras na UVV)
Tema: Bacalhau em 3 versões: 1.Salada de Bacalhau com feijão branco e crisp de couve; 2. Bacalhau Espiritual; 3. Bacalhau ao leite de coco e pimentões com farofinha crocante de coco.
Detalhes: Desmistificando o uso do bacalhau, formas de apresentação (entradas, saladas, prato principal) dessalga, tipos de peixes e métodos de cocção diferenciados.

18h: Letícia Leite (chef e professora no IGA)
Tema: FingerFood – Recebendo com charme: Polentinha cremosa com mix de cogumelos e crisp de parmesão.
Detalhes: Nossa proposta é preparar uma variedade de pratos que são classificados pelo nosso tema. Ex: Nachos ao Guacamole, Mini Bruscheta, Brochettes de Caprese ao Pesto, Tartelettes (peito de peru defumado, azeitonas, atum). Wrap de queijo prato e pasta de salsa.

20h: Pamela Tello (chef e proprietária do Bom Bocado, de Lima, capital do Peru) e Paulo Machado (chef especialista na cozinha do Pantanal)
Tema: Cozinha Sustentável
Detalhes: A sustentabilidade se une com a cozinha de tradição. Irão demonstrar o uso de ingredientes tradicionais que se unem ao conceito de reutilização. Farão uma Moqueca de banana com grãos e brotos (quinoa, chia, etc..) e farofa de capim santo.

Dia 10 de maio (domingo)
16h: Letícia Leite (chef e professora no IGA)
Tema: Oficina para as crianças - brincando de ser confeiteiro
Detalhes: Cupcakes e brigadeiros para presentear as mamães

18h: Carol Cicone (chef e proprietária do Hasta La Pista Foodtruck)
Tema: Sanduíches para festas: Mini dog de cheddar e bacon, mini cheeseburguer e mini clubsanduíche de tomate seco e pesto de rúcula.
Detalhes: Sanduichinhos para serem servidos em festinhas de crianças, coquetéis ou até mesmo em um lanche informal em casa. Fáceis de fazer e muito saborosos.

20h: Alessandro Eller (chef e professor da UVV)
Tema: Produtos capixabas com denominação de origem: mignon de sol com fettutine de socol e fonduta de morbier e resteia



Nenhum comentário:

Postar um comentário