quarta-feira, 22 de abril de 2015

Passeio ciclístico encerra mês da atividade física e saúde no domingo

Passeio ciclístico vai levar para as ruas os benefícios do uso das bicicletas

Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, a bicicleta tem inúmeras vantagens. Além de não consumir combustível, pedalar oferece ao ciclista mais qualidade de vida e combate ao sedentarismo. Por isso, neste mês em que se comemoram os Dias Mundiais da Atividade Física e da Saúde, a Prefeitura de Vitória fará neste domingo (26) uma grande ação de promoção da saúde, que envolverá passeio ciclístico, aula de zumba e capoeira e orientações sobre o uso adequado de ciclofaixas, ciclovias e calçadas da capital.

O passeio ciclístico terá início no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, às 7h30, com chegada no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Jardim da Penha/Praia de Camburi. "Qualquer pessoa que tenha uma bicicleta e disposição pode pedalar com a gente", convidou o coordenador do SOE, Leonardo Vieira.

Atividades

Yuri Barichivich
Ciclovia do Centro
Ampliação da malha cicloviária da capital fez com que mais pessoas usassem a bike como meio de transporte, esporte e lazer
Em Camburi, para não perder o pique, os participantes poderão fazer alongamento, aulas de zumba e capoeira e ainda receber orientações para uma pedalada e caminhada seguras. "Com o plano de ampliação e interligação da malha cicloviária da capital, cada vez mais moradores optam por uma vida mais saudável, escolhendo a bike como meio de transporte", disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Josivaldo Barreto de Andrade.
Os benefícios do uso das bicicletas são inúmeros: queima calorias, aumenta a força das pernas e trabalha os músculos do abdômen e dos membros inferiores. Além disso, fortalece o pulmão e o coração e contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicerídeos.
Em uma gestão compartilhada, a ação contará com o envolvimento das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), Segurança Urbana (Semsu), Comunicação (Secom), Semus e Setran. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) dará o apoio com o fornecimento de água e frutas.

Ciclofaixas

Aos domingos e feriados, os ciclistas contam com a ciclofaixa ligando o Tancredão ao final da praia de Camburi. O espaço, de uso exclusivo dos ciclistas, tem um percurso de quase 16km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário