sexta-feira, 24 de abril de 2015

Universitários retratam a Barra do Jucu em exposição fotográfica

A cultura, a beleza natural, a arquitetura e os tradicionais personagens da Barra do Jucu, Vila Velha, são o tema da Exposição Fotográfica “Caiu na Rede...é Barra!”, que acontece no próximo domingo (26), das 9 às 14 horas, na praça Pedro Valadares, em frente à igreja católica do bucólico bairro. A mostra é um projeto de alunos do 4º período do curso de Fotografia da UVV.

De acordo com a professora-orientadora do projeto, a fotojornalista Elizabeth Nader, o objetivo dos estudantes é estabelecer uma relação de troca de vivências e saberes entre a academia e a comunidade. “Os alunos se concentraram na parte central do balneário e pesquisaram a história e a cultura locais para definir o seu foco. Depois, partiram para campo, usando sua sensibilidade, a técnica e a linguagem trabalhadas no curso”, explica.

A exposição reúne 40 fotografias, no formato 30cm x 45cm, com imagens coloridas e também em preto e branco. Além de registrar os principais aspectos culturais, paisagísticos e históricos do balneário, o projeto “Caiu na Rede...é Barra!” pretende envolver mais a comunidade. Por isto, o local escolhido foi a praça central do bairro, que será palco de outra interação: durante a mostra, os visitantes serão fotografados pelos alunos.

O projeto conta com apoio da UVV, da agência ÁS Comunicação e da loja de equipamentos fotográficos Full Color. Quem quiser também pode acompanhar a iniciativa nas redes sociais, pela página facebook.com/caiunaredeebarra.

A Barra

Cultura, meio ambiente e esporte fazem da Barra do Jucu, em Vila Velha, um patrimônio dos capixabas. O registro fotográfico desses elementos é a forma escolhida pelos alunos do 4º período de Fotografia da UVV, por meio do projeto “Caiu na Rede...é Barra!”, para destacar as potencialidades da comunidade e preservar uma importante parcela da memória do Estado.



Com pouco mais de 4 mil habitantes, a Barra conserva ares de cidade do interior em plena Grande Vitória. As belas praias da região, além de ponto de partida e chegada dos pescadores locais, são também o berço de talentos do surf e do bodyboard capixaba, como a pentacampeã mundial Neymara Carvalho, retratada pelos estudantes.



Arquitetura, artesanato e personagens do carnaval, entre eles Evandro Brega e Dona Lindaura, pais de Neymara e fundadores do tradicional bloco “Porca da Quarta”, também são destaque, assim como o congo, ritmo marcante da cultura da região, que congrega a velha guarda e a juventude com o poderoso toque dos tambores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário